menu

guia do boleiro

busca


EvoSpeed e King são leves, confortáveis e com acabamentos reforçados

15h21 15/04/2013

As duas chuteiras têm acabamento reforçado e parecem ter grande durabilidade
Foto: Rafael Guimarães/Guia do Boleiro
Há algumas semanas, a Puma entrou em contato com o Guia do Boleiro para que apresentássemos nossa avaliação no mesmo dia em que a marca lançasse no Brasil suas novas edições das chuteiras EvoSpeed, que vestem os volantes Guilherme (do Corinthians) e Denílson (do São Paulo), e King, utilizada pelo meia Alex, do Coritiba. Testamos, portanto, os produtos nas versões EvoSpeed 1K FG (com couro de canguru) e a King FG e estamos publicando nesta segunda-feira nossas impressões sobre as chuteiras. Antes de esmiuçarmos os detalhes de cada uma, apontamos aqui conclusões que valem para as duas linhas: são chuteiras relativamente leves, confortáveis e com acabamentos reforçados, que dão a impressão de oferecer grande durabilidade.

Também utilizada pelos atacantes Sergio Agüero (estrela da linha e atleta do Manchester City) e Radamel Falcão (Atlético de Madri), a EvoSpeed 1K FG é feita para jogadores ofensivos e tem como destaque o casamento entre os acabamentos reforçados e o couro de canguru, que pega toda a frente do produto e a região que contorna os furos do cadarço, o que gera um envolvimento do pé mais justo e confortável.

Apesar de encarecer o produto, o couro de canguru tem várias vantagens, como a leveza; a espessura mais fina, que traz um contato mais sensível com a bola; o laceamento mais expansível, que se molda mais facilmente ao formato do pé; e a característica de praticamente não reter água. No Brasil, a versão anterior deste modelo de chuteira (que tem apenas a cor antiga como diferença) é encontrada no site oficial da marca por R$ 449,90, e a edição sem o couro de canguru é encontrada, em promoção, por R$ 199,90 [situação até o fechamento desta notícia no dia 15/04].

Estrelada pelo volante Yaya Touré (do Manchester City), a King 1K FG foi confeccionada, segundo a marca alemã, para jogadores que priorizam um passe qualificado. O conjunto de acabamento reforçado e couro na região da frente e que contorna os furos do cadarço, presente na EvoSpeed, também faz parte da linha que é vestida por Felipe Melo (do Galatasaray). A diferença é que não é feita com couro de canguru, mas também apresenta um couro macio com reforços nas costura, o que deve gerar uma boa durabilidade.

A chuteira King tem uma tradição bastante relevante na história do futebol. Ela vestiu Pelé na Copa de 70, quando o Brasil conquistou o tricampeonato no México, e Maradona no Mundial de 86. "Resgatamos essa identidade histórica da King, mas em um novo design para deixar claro que a chuteira possui alta tecnologia e proporciona máxima performance", afirmou o gerente de marketing da Puma no Brasil, Marcelo Nicolau.

{Para comprar chuteiras da Puma, clique aqui}

Caimento/conforto (veja abaixo infográfico com todas as notas)
Tanto a EvoSpeed 1K FG quanto a King FG têm caimento e conforto muito bons. A primeira, inclusive, parece nem precisar ser "amaciada". A King, apesar de não ter o couro de canguru, também é bastante confortável, tendo como diferencial um acabamento de material macio e maleável na região do tendão.

Estabilidade
Ambas muito boas. Muitas chuteiras no mercado têm suas travas com formatos geométricos complexos e de corpo largo, o que dificulta o giro no gramado. Não é o caso da EvoSpeed 1K FG e da King FG. Os dois modelos têm cravos mais ovais e de corpo fino, o que facilita na movimentação, sem tirar estabilidade. Para arremates e passes, a pisada das duas também é firme.

Leveza
As duas são relativamente leves. Segundo a Puma, a EvoSpeed tem peso aproximado de 200g. As travas das duas chuteiras também facilitam no arranque, sendo que a EvoSpeed tem cravos levemente mais alargados que a King com o objetivo de lidar com uma maior velocidade.

Design
As duas apresentam combinações de cores interessantes, diferentes mas não muito extravagantes. Os efeitos com linhas curvas mostram que se trata de linhas inovadoras.

Molhada
Depois de um banho com muita água, as duas continuaram a desempenhar os fundamentos do futebol sem muitas alterações. A EvoSpeed se destacou mais pela natureza do couro de canguru, que não retém água. A King absorveu um pouco d’água, sim, mas nada que comprometesse muito.

Entrega do conceito
A Puma fez a EvoSpeed para jogadores de velocidade, e nossa impressão foi a mesma: leve, ágil e confortável, ela facilita a vida dos atacantes. A King também vai ao encontro da ideia de uma chuteira feita para atletas que valorizam o passe. A única ressalva que o Guia do Boleiro faz é que essa linha poderia ter uma opção com couro de canguru também, que proporciona um toque mais sensível com a bola.

Os testes foram realizados no Parque Estadual Villa Lobos, que cedeu espaço para a atividade


 


Confira as ofertas da loja Futfanatics


Versão Desktop